Comunicação Assertiva

Objetivo

Identificar os elementos da comunicação e as barreiras à comunicação, reconhecendo os efeitos da comunicação nos relacionamentos;

Identificar técnicas para comunicação interpessoal eficaz e contribuir para a melhoria do clima organizacional através da comunicação.

Público-Alvo

Líderes, supervisores, gerentes, coordenadores e todos os profissionais que desejam contribuir com a melhoria da comunicação e relacionamentos interpessoais em suas organizações.

Conteúdo Programático

  • Comunicação, conceito e importância;
  • Comunicação: origem e dias atuais;
  • Comunicação organizacional: conceitos, importância e funções;
  • O processo de comunicação;
  • Processo de comunicação: definição, elementos e regras;
  • Barreiras à comunicação;
  • Comunicação verbal e não-verbais;
  • Abordagens de comunicação;
  • O que são estilos de comunicação?
  • Estilo assertivo de comunicação;
  • Estilo assertivo: conceito, comportamentos e benefícios;
  • Tipos de clientes: como atender?
  • Formas de comunicação não assertivas;
  • Estilos: passivo, agressivo e manipulativo;
  • Teste de assertividade: você se comunica assertivamente?
  • Por devemos nos comunicamos de forma não assertiva?
  • Ganhos pessoais e profissionais;
  • Atividades práticas.

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